COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA – 8 primeiros sintomas de gravidez

Será que estou grávida? Como saber se estou grávida? Quais são os primeiros sintomas de gravidez? Estas são perguntas frequentes que muitas mulheres fazem quando estão a tentar engravidar.

A única maneira de saber com certeza se está grávida é fazendo um teste de gravidez. No entanto existem os primeiros sintomas de gravidez que podem alertar para o fato de que você pode estar grávida e deve fazer o teste para confirmar.

Os sintomas de gravidez variam de mulher para mulher, como também de gravidez para gravidez, e muitas vezes podem ser semelhantes aos sintomas pré-menstruais. Algumas mulheres têm sinais ou sintomas de gravidez numa ou duas semanas após a concepção. Para outras mulheres os sintomas ou sinais de gravidez podem se desenvolver ao longo de algumas semanas/meses ou podem até nunca estar presentes.

Abaixo está uma lista com alguns dos primeiros sintomas de gravidez mais comuns. Se você tem sido sexualmente ativa e apresenta algum dos seguintes sintomas não hesite em fazer um teste de gravidez.

1 >  Atraso na menstruação

Sem dúvida que o sintoma de gravidez mais evidente e aquele que faz com que as mulheres corram para fazer o teste de gravidez é o atraso na menstruação. No entanto, nem todos os atrasos da menstruação são causados pela gravidez. Existem outros fatores que podem influenciar o ciclo menstrual da mulher, como por exemplo, a perda ou ganho excessivo de peso, problemas hormonais, stress ou fadiga. Como também nem todas as mulheres deixam de sangrar quando engravidam. Há mulheres que sangram durante a gravidez. O melhor é perguntar ao seu médico quando é que o sangramento é causa para alarme na gravidez e quando é que é normal.

2 > Náusea e Enjoo matinal

Este sintoma de gravidez bem conhecido torna-se evidente em muitas mulheres entre a 2 a 8 semanas após a concepção. Algumas mulheres têm a sorte de não lidar com enjoos matinais durante a sua gravidez, enquanto outras vão sentir náuseas e enjoos durante grande parte de sua gravidez.

3 > Sono e Cansaço

Sentir-se cansada ou com sono é outro dos sintomas de gravidez que pode ter inicio logo na primeira semana após a concepção. O cansaço excessivo está muitas vezes relacionado com um elevado nível de progesterona no seu sistema.

4 > Alterações nos seios

As alterações nos seios são outros dos primeiros sintomas de gravidez que se faz notar. Após a concepção, o seu corpo passa por uma rápida mudança nos níveis hormonais. Devido a essas mudanças hormonais, na 1-2 semanas você pode notar que seus seios estão mais inchados, doloridos ou com formigamento. Ou pode sentir os seus seios mais pesados ou sensíveis ao toque. A área em volta dos mamilos, chamada a aréola, pode também ficar mais escura.

5 > Urinar frequentemente

Cerca de 6-8 semanas após a concepção muitas mulheres começam a ir mais frequentemente ao banheiro. Às vezes pode ser devido a outras problemas como a diabetes ou uma infecção, mas se você estiver grávida isso é causado pelo aumento dos níveis hormonais.

6 > Dores de cabeça e dores nas costas

Muitas mulheres relatam leves dores de cabeça, e ainda muitas outras experienciam dor crônica nas costas. As dores de cabeça podem estar relacionadas com o aumento rápido de hormonas e leves dores nas costas podem se manifestar durante toda a gravidez.

7 > Vontades e Desejos

Você já deve ter visto este sintoma de gravidez muitas vezes nos filmes, quando uma mulher grávida pede ao seu marido para ir à loja buscar sorvete porque ela está desejando muito. A verdade é que clichê, ou não, este sintoma parece estar presente em muitas mulheres grávidas e pode durar durante toda a gravidez.

8 > Cólicas e sangramentos irregulares

Alguns dias após a concepção, o ovo fertilizado (chamado zigoto) vai-se alojar na parede uterina, o que pode causar um dos primeiros sinais de gravidez, os sangramentos irregulares e cólicas. Muitas mulheres associam este sintoma ao início da menstruação, quando de fato estão já grávidas.

Voltando á questão inicial: Será que estou grávida? Como saber se estou grávida? É importante lembrar que nem todos os sintomas acima podem indicar que você está grávida. Algumas vezes podem ter outras causas. No entanto, se você tiver vários desses sintomas e estiver notando alguma diferença no seu corpo, faça um teste, se este der positivo visite o seu médico para efectuar mais exames e confirmar a sua gravidez. Essa é a única maneira de descobrir se você está realmente grávida.

Ads