Gravidez Mês a Mês – (1º) Primeiro Trimestre

A gravidez é uma jornada maravilhosa! É um processo de rápidas alterações e desenvolvimentos onde em apenas nove meses você cria um ser cheio de vida. Acompanhe a sua gravidez mês a mês e saiba as transformações que o seu corpo passa durante os 9 meses de gestação.

Normalmente a gravidez é dividida em três etapas. O primeiro trimestre, o segundo trimestre e o terceiro trimestre. Cada trimestre composto por 3 meses. O primeiro trimestre inicia a partir da última menstruação da mulher e vai até á 12ª semana de gravidez. O segundo trimestre vai da 13ª até á 27ª semana de gravidez. O terceiro trimestre inicia na 28ª semana até ao momento do parto. Estes 3 trimestres têm diferentes acontecimentos a nível físico e emocional que os torna bem distintos e únicos.

Descrever e analisar a gravidez mês a mês é uma forma de subdividir os três trimestres para que você melhor compreenda as transformações que vão ocorrendo em cada momento da sua gravidez.

Primeiro mês de gravidez (semana 1-4) -

Neste primeiro mês de gravidez muitas mulheres nem se apercebem que estão grávidas porque os primeiros sintomas de gravidez são muito parecidos com os da pré-menstruação, e também pela forma como os médicos calculam o tempo de gravidez. Os médicos não contam o tempo de gravidez a começar no momento que você tem relações sexuais e o esperma fecunda o óvulo. As 40 semanas começam a partir do último dia do seu período, desta forma você pode não estar realmente grávida até por volta da 3ª semana quando o esperma fecunda o óvulo. No entanto, pelo final da 4ª semana o ovo fertilizado (chamado de zigoto) já subiu as trompas e se instalou no útero da mulher. É desta pequena estrutura, que mede cerca de 0.1-0.2 mm, que se vão desenvolver todos os órgãos do seu bebê. No final deste primeiro mês algumas mulheres já começam a desconfiar que podem estar grávidas.

Segundo mês de gravidez (semana 5-8) –

A maioria das mulheres descobre que está grávida no segundo mês de gravidez, quando os primeiros sintomas de gravidez começam a ser mais frequentes. Enquanto você está excitada com a novidade da gravidez, o seu bebê está a formar o seu coração, e pela 6ª semana de gravidez você já pode sentir os seus batimentos com o Ultra-som. Na 8ª semana o embrião já mede cerca de 8-11 mm e tem a forma de um “C”. Outros órgãos como os intestinos, rins e olhos também se começam a desenvolver.

Terceiro mês de gravidez (semana 9-13) –

É durante este mês que o seu bebê deixa de ser um embrião e entra no período fetal. Os braços estão mais desenvolvidos, os dedos ganharam forma, os ossos começam a se formar, o cordão umbilical está formado e a placenta começa a funcionar. Com alguma sorte na 13ª semana (final do 3º mês) já pode saber o sexo do seu bebêzinho. No final do terceiro mês acaba o primeiro trimestre e você vai começar a se sentir melhor. Normalmente as náuseas e a fadiga começam a ser menos frequentes e você começa a apreciar o seu corpo.

1º Trimestre > 2º Trimestre > 3º Trimestre

Ads